terça-feira, 28 de junho de 2011

Como construir um telefone de latinha?

1°) Iniciamos o projeto a partir da seleção dos materiais a serem utilizados. Após esta etapa, fizemos de 3 a 4 furos no centro do copo grande com um alfinete de espessura média. O furo é resultado de intensos choques entre o alfinete e a base do copo plástico.


2°) A segunda etapa consiste na cópia da primeira, só que realizada no copo pequeno.


3°) Com a caneta, todos os furos já realizados foram reunidos a um único orifício. Durante esta etapa, é preciso muita cautela e atenção. A espessura do furo deve ser compatível à do barbante, ou seja, suficiente para perpassar o barbante de modo a não existir sobras entre a superfície do copo e a do barbante.



4°)Com o auxílio de uma fita métrica, medimos 10m do barbante e em seguida cortamos com uma tesoura.

5°) Em seguida, parafinamos o barbante com a vela na mesma direção e sentido do fio.


6°) Uma das pontas foi passada pelo furo de um dos copos, e logo em seguida, a outra ponta foi passada pelo furo do outro copo. Esta etapa exige um bom manuseio do fio, pois, para se manter preso ao copo, devem ser feitos dois nós, um em cada extremidade. Um nó bem executado pode definir o trajeto da onda, e assim conferir maior eficiência ao dispositivo.


                                      


7°) Ao alongar as duas extremidades, o copo maior receberá o som a partir das vibrações sonoras (fala) de um integrante do grupo e o copo menor captará o som emitido. Ou seja, enquanto a parte maior “fala”, a parte menor “escuta”.

Grupo 3 - 3º A - http://g33a.blogspot.com/

Um comentário:

  1. Chic essa versão! Nunca vi essa de isolar o barbante protegendo-o com parafina, isso deve ser suficiente pra isolar melhor o som :D
    Obrigada,
    Elisa

    ResponderExcluir